Curva tensional diária
A curva tensional diária é um exame que realiza a medida da pressão intraocular – tonometria – diversas vezes em diferentes horas do dia. Em geral essas medidas são realizadas a cada 2 horas.
Muito útil para situações em que há suspeita de aumento de pressão intraocular, mas que os valores aferidos durante a consulta não estão alterados não são compatíveis com o resultado do tratamento instituido.
Como é realizado
Utilizamos os mesmos métodos de realização da tonometria, que é repetida várias vezes em horários diferentes do dia. Desta forma, usamos uma gota de colírio anestésico e de fluoresceína para a realização, e o paciente é posicionado pelo médico para obter a medida confiável. O aparelho utilizado é o tonômetro, que é acomplado a uma lâmpada de fenda.
Indicações
A curva tensional diária é indicada principalmente para pacientes com glaucoma mal controlado ou para suspeitos de glaucoma, assim como para descartar se está ocorrendo oscilações patológicas da pressão intraocular durante o dia.
Além disso, é importante para descartar danos prévios a estrutura do nervo óptico mas que não estão mais em atividade, um fenômeno conhecido como “burn-out”. Nesse caso, a pressão intraocular é normal mas o dano ao nervo ocorreu por uma doença do passado que não está mais evoluindo.
A curva tensional diária permite o traçado de um gráfico com os períodos de maior e menor valor, orientado sobre quais medicamentos devem ser usados e qual a melhor hora.