Fotocoagulação - laser de retina
O que é?
A iridotomia yag laser (iridotomia a laser) é um procedimento oftalmológico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da iris com laser yag. Por este motivo é também conhecida como iridotomia periférica. Este tipo de cirurgia é efetuado quando o ângulo irido corneano é estreito.
Este procedimento é, habitualmente, efetuado quando a pupila se encontra bloqueada como acontece nos olhos com lentes de câmara anterior ou na seclusão pupilar (aderência da pupila ao cristalino) no caso das uveítes. A iridotomia é também efetuada no tratamento do glaucoma.
Em relação à técnica na iridotomia a laser, o cirurgião procura uma zona da íris menos espessa devendo fazer uma boa focagem das miras no plano da íris, evitando assim efeitos secundários e pretendendo ser mais eficaz. Trata-se de uma operação de realização rápida e efetuada em regime de ambulatório.
A iridotomia pode ser efetuada apenas num ou nos dois olhos (iridotomia bilateral).
Riscos da iridotomia
A iridotomia a yag laser não possui, normalmente, riscos associados, no entanto, à semelhança de qualquer cirurgia existem sempre possíveis complicações que devem ser acauteladas.
Um dos riscos prováveis é a ocorrência de pequenas lesões na córnea se o disparo do laser for mal calculado. Estas lesões desaparecem, habitualmente, com o tempo sem deixar sequelas.
Outra complicação frequente é o surgimento de pequenos hifemas (sangue na câmara anterior) resultantes do traumatismo da íris pelo laser. Se o disparo do laser for posterior ao plano da íris pode provocar uma catarata.
Pós operatório da iridotomia
O pós operatório de iridotomia é, habitualmente, isento de complicações com uma recuperação rápida e sem convalescença, não afetando a acuidade visual.
Na iridotomia com laser não são necessários cuidados especiais podendo os doentes levar uma vida perfeitamente normal no pós cirurgia.