Yag Laser Capsulotomia
O que é?
A capsulotomia é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser é capaz de retirá-la, deixando a membrana ocular transparente de novo.
A catarata ‘que volta’ depois da cirurgia — ou catarata secundária — é essa opacidade que leva à utilização da capsulotomia posterior por YAG laser.
Ou seja, não é que a catarata volte. Na verdade, é uma complicação da cirurgia de catarata que, embora tenha se tornado cada vez menos frequente devido ao avanço das técnicas cirúrgicas, ainda pode acontecer.
O que significa YAG laser?
YAG é um acrônimo que, do inglês, significa Ítrio, Alumínio e Granada (Ytrium, Aluminium e Garnet) — os elementos ativos do laser que são, naturalmente, invisíveis a olho nu.
A tecnologia foi desenvolvida nos anos 70, na Suíça, para fazer cortes no globo ocular sem colocar o paciente em um procedimento cirúrgico.
Naquela época, o procedimento poderia gerar outras complicações, como aumento transitório da pressão intraocular e dano na lente artificial.
Porém, de lá para cá, houve bastante evolução nessa área e os riscos são consideravelmente mais baixos.
Como funciona esse tratamento?
Diferente do nome complicado, a capsulotomia a laser é um procedimento simples, indolor, rápido e não invasivo.
No consultório mesmo, o médico oftalmologista dilata a pupila do paciente com um colírio e, em alguns casos, também aplica gotas de um anestésico. Depois, o profissional aciona os disparos do laser.
Os pulsos de energia, microscopicamente, causam explosões na cápsula, limpando toda a opacidade.
Depois desse procedimento, que leva cerca de 5 minutos, a luz volta a passar sem interferências e chega à retina — o que resulta em uma visão limpa e nítida.
O paciente não necessita de período de recuperação depois do procedimento, ou seja, pode realizar suas atividades normalmente.